Biofeedback Cardiopulmonar
Imagem: Fernando Zuffo
Biofeedback é uma resposta simultânea aos marcadores fisiológico do organismo medida através de um aparelho, aplicativo, monitoragem e ou software de um computador. A tomada de consciência do funcionamento orgânico faz com que a pessoa aprenda a autorregulação, utilizando os sinais do próprio corpo. Os transtornos psicofisiológicos podem ser produzidas por uma excessiva ativação das respostas fisiológicas do órgão ou sistemas.
Muitas das doenças estão relacionadas ao excesso de estresse decorrente do cérebro emocional sobre a percepção de ameaça sobre a própria sobrevivência. No biofeedback, a pessoa aprende quanto à interação entre os fenômenos fisiológicos e psicológicos.
Atualmente, existem vários tipos de feedback. Os mais conhecidos são os Biofeedback Cardiorrespiratórios, em que se treina a coerência entre o cardíaco e a respiração. Biofeedback Cardiorrespiratório envolve o desenvolvimento da percepção e atenção para influir na modulação autônoma, ou seja, regulação do sistema nervoso autônomo para manter o sistema interno regulado, mantendo a homeostase corpórea.
No biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca, utilizamos a modulação da capacidade cardíaca para reagir a eventos adversos, principalmente a eventos estressores, depressão, ansiedades, condicionamento físico.