Grupo de Meditação - Psicoterapia
Aprendendo a meditar.
Aprendendo a meditar - é baseado no Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT).
Os conceitos básicos do MBCT são da Terapia Cognitiva Comportamental, direcionado para as ansiedades, excesso de pensamentos, pensamentos negativos e distorcidas (disfuncionais), dos gastos de energia, perdas de sono, depressões, Burnout, pânicos e os seus manejos.
Neste grupo, a entrada do participante poderá ser imediata, pois cada um tem o seu tempo de entendimento e prática. Será focada na estabilização da atenção, percebendo a mente que divaga e trazendo de volta, quantas vezes for necessário. Nas práticas posteriores os praticantes vão desenvolvendo a observação dos próprios padrões de comportamentos, julgamentos, aceitação, mudanças de paradigmas, necessidades diárias.
Serão encorajados a encaixar a prática da meditação na sua vida diária como uma ferramenta de centramento.
O grupo terá como objetivo, facilitar o manejo da meditação, treinar a mente a ficar no presente momento, ensinar a ficar consciente, ponderado, moderado apesar de todos os altos e baixos da vida. Aprender a cultivar valores humanos que levam à uma vida boa para si próprio e para os outros.
Sempre que surgir alguma inquietude, negatividade na mente, a respiração perde seu ritmo natural. Começamos a respirar mais intensamente, isto é fácil de observar. No nível mais sutil, uma reação bioquímica surge no corpo, resultando alguma sensação, gerando outras sensações dentro do corpo. A meditação como treinamento apropriado, e com a prática, tornará fácil, observar a respiração e as sensações no corpo, ambas, diretamente relacionadas com as impurezas mentais (medos, raiva, paixão, desejos, frustrações).
Na meditação, observamos a respiração e as sensações. Quando surgir uma negatividade na mente, perceberemos que a respiração perderá sua normalidade, mostrando que está acontecendo algo na mente. Da mesma maneira, as sensações nos dirão que algo está errado. Então, percebendo, poderemos começar a observar a respiração, começar a observar as sensações e, muito rapidamente, descobriremos que a negatividade desaparecerá.
A meditação é uma prática de automonitoramento, desenvolvimento de percepção sobre as reações a situações de experimentos comportamentais e emocionais, focando a consciência nas atividades cotidianas.
Meditação não é zerar a cabeça, não é ficar sem pensar. Meditar é ter a consciência sobre os pensamentos, sensações, emoções, sentimentos e como eles atuam na sua mente, no seu comportamento, no seu físico.
Desta maneira, meditação é uma técnica de auto-observação, mostrando a realidade interior e exterior. Sempre olhamos para fora em busca da causa de nossa infelicidade. Sempre culpamos e tentamos mudar a realidade exterior. Sendo ignorantes sobre a realidade interior, não compreendendo que a causa do sofrimento está no nosso interior, em nossas reações em relação às sensações agradáveis e desagradáveis.
A partir da experiência direta das sensações físicas e do reconhecimento dos pensamentos e emoções (vividos na pratica meditativa), é possível transformar a forma como nos relacionamos com atividade diárias, adquirindo novas perspectivas.