Terapia pela Respiração - Hiper Ventilação

Ir além da respiração.

Voltar

A Terapia pela Respiração - Hiper Ventilação veio de prática clínica baseadas em evidências ao longo de 30 anos de experiência em atendimento ao paciente, tanto da saúde física nos estados críticos, quanto da saúde mental.

Atualmente, a respiração é utilizada em várias técnicas como: controle da mente, o controle da ansiedade, para dar energia nas práticas físicas, para as alterações de consciência, nas práticas meditativas, nos estados de êxtases, entre outros.

A respiração também é utilizada como psicoterapia, por exemplo, na Respiração Holotrópica, Rebirthing, Breathwork, Respiração Diafragmática, Coerência Cardíaca, Biofeedback, Grof-Breathwork, entre outros.

A respiração também é alterada de acordo com os estados emocionais, por exemplo: Nos estados de pânico e nas ansiedades, normalmente ocorre uma hiperventilação, isto é, respiração curta e rápida. Nos estados de choque, traumas emocionais e na depressão ocorre uma hipoventilação, isto é, respiração curta e muito lenta. Normalmente inibimos a respiração para reprimir emoções e sensações.

A proposta da Terapia pela Respiração - Hiper Ventilação, através da respiração plena, profunda e rápida, reduzir os sintomas de estresse, depressão, fadiga, confusão mental e raiva; ativar a capacidade de autorregulação do organismo, ativando o processo de desenvolvimento da consciência e o funcionamento das atividades executivas cerebrais, ajustando e alinhando o físico com o mental.

É despertar as 3 consciências: Interna, externa e espiritual.

A consciência interna é aquela que dá o impulso do SER (quem sou), o querer, a motivação de estar vivo, o que faz sentido em cada momento.

A consciência externa é o meio ambiente familiar, social, trabalho, amigos, país, cultura, religião, crenças limitantes, e todo aprendizado a respeito do mundo, da vida.

A consciência espiritual é a consciência do SER, onde ele está inserido, o sentido da vida, é a compreensão das respostas da vida, a compreensão do momento, do tempo, do aprendizado do viver. É o resgate do movimento da “alma”.

Na Terapia pela Respiração é muito comum a pessoa acessar momentos de sua vida, perceber o congelamento físico e emocional, despertar energias estagnadas, superar traumas, reorganizar o sistema nervoso autônomo, assim como reorganizar os pensamentos.

A Terapia pela respiração - Hiper Ventilação é realizada em grupo, no máximo de 8 pessoas. É um intensivo terapêutico onde a pessoa vive o seu processo por 2 dias, com total de 10 a 12 horas.

É realizado no sábado e no domingo, das 8:30 às 15 horas, dividido em 3 fases:

  1. A primeira fase, hiperventilação propriamente dita;
  2. A segunda fase é a descontração, onde o grupo se socializa no almoço;
  3. A terceira fase é o compartilhamento da experiência vivida. Essa fase é cognitiva, onde a pessoa consegue compreender o vivido, identificar padrões repetitivos, perceber as emoções inconscientes, fazer escolhas.

A fase do compartilhamento do vivido é importante para a compreensão, onde a linguagem simbólica ativa o cognitivo. E quando compartilhado com um grupo, há um empoderamento do dito, validado pelo grupo por estarem vivenciando algo parecido, dando a sensação de pertencimento.

A Terapia pela respiração - Hiper Ventilação, pode ser uma ferramenta para desfazer os “nós afetivos” que permanecem intrínsecos ao modo de agir e ver o mundo, desenvolver a inteligência emocional. Olhar o mundo da melhor ou de outra forma, ser resiliente e superar o que precisa ser superado.

Venha fazer parte do grupo da Terapia pela Respiração - Hiper Ventilação
Ligue para maiores informações, datas e valores.