Fisioterapia Traumato-Ortopédica
Imagem: Fernando Zuffo
A Fisioterapia Traumato-Ortopédica é uma especialização da fisioterapia que trata distúrbios musculoesqueléticos, como lombalgia, tendinite, traumas em tendões, ligamentos e fraturas.
As disfunções musculoesqueléticas ocasionam graves transformações fisiológicas prejudiciais às práticas cotidianas, podendo impedir a pessoa de desenvolver a sua profissão. Além disso, apresentam-se como o segundo motivo de consultas e internações no Brasil.
A Eletroterapia é destacada entre as técnicas de tratamento e reabilitação na Fisioterapia Traumato-Ortopédica. É um método que se baseia em impulsos elétricos aplicados por TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea). Entrega excelentes resultados analgésicos, antiedematoso e aumento da recuperação funcional, se aplicado precocemente.
Apresenta poucas contraindicações, é de baixo custo, o que o torna viável para atenuar os efeitos prejudiciais dos distúrbios musculoesqueléticos. Os especialistas dessa área são capacitados para avaliação holística do paciente, realização de tratamento adequado a cada caso e interpretação radiológica.
O campo de trabalho dessa área é amplo, visto a epidemiologia desses distúrbios. As principais patologias tratadas são as artrose, fraturas, tendinite, escoliose, artrite reumatoide, dorsopatias, lesão por esforço repetitivo (LER), bursite, luxações e distensões musculares.
Os principais recursos utilizados na Fisioterapia Traumato-Ortopédica são: avaliação e terapia isocinética, eletroterapia (TENS, Corrente Interferencial, Terapia Combinada, Corrente Russa), termoterapia, fototerapia, drenagem linfática e plataforma vibratória. Além disso, o fisioterapeuta especialista em Traumato-Ortopedia conta também com as diversas técnicas de terapias manuais, utilização de aparelhos eletro físicos, exercícios terapêuticos e educação em dor.