Osteopatia
Imagem: Fernando Zuffo
A Osteopatia é a interligação dos estudos do sistema musculoesquelético ao craniano, ao visceral e a todas as estruturas e sistemas entre eles. Ela é composta por um conjunto de técnicas manuais destinadas a diagnosticar e normalizar as disfunções mecânicas, vasculares e neurológicas, com o objetivo de melhorar o seu funcionamento e diminuir as dores projetadas no corpo como um todo, incluindo as disfunções articulares ao nível musculo esquelético.
A Osteopatia é uma terapia manual que, com seu enfoque integrador, enxerga o paciente em um contexto global, biopsicossocial. Assim, o osteopata procura encontrar as causas da dor e do sintoma para um diagnóstico e posteriormente realizar o tratamento sistêmico. Vai além das manobras vertebrais e articulares.
A Osteopatia também é utilizada em crianças, a Osteopatia Pediátrica. As alterações de mobilidade que desencadeiam desequilíbrio no organismo dos bebês podem ter sido causadas pela própria gestação, durante o processo do parto - a passagem pela pelve da mãe ou pela própria cirurgia de cesárea, pelo posicionamento do bebê no berço ou mesmo pela forma como ele está sendo carregado no colo.
Na Clínica Quanta, contamos com o osteopata especialista em crianças. Os sinais e sintomas que a osteopatia trata são cólicas, torcicolos congênitos, refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, distúrbio do sono e alguns casos de pé torto. As manobras são sutis e indolores.