Medicina do Esporte
Imagem: Fernando Zuffo
A Medicina do Esporte é uma especialidade médica visando os aspectos médicos da atividade física como uma ferramenta da medicina preventiva para a população em geral, e para os atletas de competições poliesportiva como os jogos olímpicos, panamericanos, nacionais, regionais, provas de maratona, triatlo e de aventura.
Nessa especialidade médica, todas as faixas etárias são atendidas, da criança ao idoso, da população em geral ao atleta de alto rendimento.
A estrutura dessa especialidade tem como base os estudos em clínica médica, ortopedia e traumatologia, reabilitação e áreas de suporte ao exercício e do esporte.
O médico supervisiona os treinamentos, realizando as prevenções de problemas clínico e ortopédico, suporte nutricional e psicológico.
As avaliações e acompanhamentos são realizados em diferentes níveis. Geralmente por meio de testes de função das variáveis e características fisiológicas durante o esforço físico, tais como testes ergoespirométricos, curvas de lactatos, testes neuro funcionais, flexibilidades, programa de prevenção, manutenção do condicionamento físico entre outros.
A multidisciplinaridade na medicina do esporte se faz presente, integrando diversos profissionais onde o estímulo e a orientação adequada de atividades físicas são o foco para a promoção da saúde.