Neuropsicologia
Imagem: Fernando Zuffo
A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia, interface da psicologia e neurologia que estuda a relação entre o sistema nervoso (cérebro) e o comportamento humano. O objetivo é compreender como o cérebro afeta funções cognitivas, como a memória, atenção, raciocínio, emoções e comportamento. Atua mais nos estudos das funções mentais superiores, com abordagens fisiológicas e biológicas com ênfase na neurociência cognitiva.
A neuropsicologia ajuda a entender como lesões, malformações, alterações genéticas ou outros agravos no sistema nervoso causam alterações no comportamento e na cognição. A partir daí, é possível apontar tratamentos para minimizar os impactos negativos no comportamento.
A proposta da neuropsicologia é, portanto, de avaliar, identificar, detectar a integridade das funções mentais como a atenção, memória, linguagem e a inteligência.
A avaliação neuropsicologia consiste em fazer avaliação de exames clínicos e de neuroimagem (tomografias e ressonância magnética), observação do comportamento, relatos da família e de instrumentos de avaliação psicológicos como os testes validados pelo conselho federal de psicologia.
Os testes psicológicos são de uso privativo para psicólogos com base na lei n 4 4.119/62, com fins diagnóstico e interventivo em contexto clínico. Utiliza-se métodos definidos como processo limitado no tempo, para avaliar e identificar processos específicos que coloca o indivíduo em risco na saúde mental.
O psicodiagnóstico envolve a entrevista inicial, a administração de testes como o WAIS III, WASI, WISCONSIN, CPM RAVEM, Teste D2 Atenção Concentrada, Inventário de sintomas de estresse, Inventário de Depressão Beck, Inventário de Ansiedade Beck, Escala de Desesperança Beck, Escala de Ideação suicida Beck, Questionário de esquemas de Young, Figuras Complexas de Rey, entre outros.
Essa abordagem permite uma avaliação contínua e mais precisa do estado psicológico do paciente, garantindo que o tratamento seja ajustado conforme necessário ao longo do tempo.