Massagem Thai Yoga
Imagem: Fernando Zuffo
A medicina tradicional na Tailândia é composta por 4 ramos: medicina com ervas, medicina nutricional, práticas espirituais e medicina manual (massagem). Massagem Thai Yoga incorpora práticas de yoga e acupressão, ajudando na flexibilidade dos músculos e das articulações.
Ela utiliza exercícios e manobras de baixo impacto, progredindo as intensidades e amplitudes, incorporando os elementos da meditação com movimentos e manobras de profunda respiração e relaxamento. O alongamento muscular é um importante componente para o condicionamento físico, permitindo que o músculo recupere seu comprimento necessário para manter um alinhamento postural correto e a estabilidade articular, garantindo integridade e a função muscular.
A Massagem Thai Yoga utiliza-se de diversas manobras com o método passivo de alongamento. É conhecida pelo movimento lento realizado manualmente, mas também com os pés, joelhos, antebraços e até cotovelos do profissional.
Normalmente, essa técnica é realizada no chão (em cima de um colchão semirrígido, sem recurso à utilização de óleos, cremes ou qualquer tipo de gordura). É um método passivo, visando desenvolver a amplitude do arco de movimento além do limite normal e tem como parâmetros quantitativos de aplicação, a duração e a frequência das permanências realizadas nos diversos movimentos articulares.
É uma técnica para ganhos de flexibilidade, ganhos de amplitude articular e menor potencial para trauma tecidual, levando-se em conta os sintomas da doença, respeitando sempre os limites de força e amplitude articular dos pacientes, visando sempre o maior conforto nas práticas.
O treinamento da flexibilidade pode proporcionar a melhora da aptidão corporal, melhora da postura e simetria, do relaxamento muscular ocorrido pelo estresse e pela tensão e do aumento da eficiência do movimento.